Prêmio Bahia Ambiental tem noite de homenagem aos vencedores

Os vencedores da primeira edição do Prêmio Bahia Ambiental, promovido pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado (Semarh), receberam suas premiações na noite de hoje (4), no Hotel Mercure, no Rio Vermelho. O governador Paulo Souto, acompanhado da primeira-dama, Isabel Souto, e praticamente todos os secretários estaduais, dentre outras autoridades, compareceram à solenidade

No evento, a Fundação Vanzoline entregou ao governador o certificado ISO 9001/2000 conquistado pela Procuradoria Jurídica do CRA. O ex-secretário nacional de Meio Ambiente, Paulo Nogueira Neto, recebeu o troféu 30 Anos de Gestão Ambiental na Bahia, passado às suas mãos pelo titular da Semarh, Jorge khoury.

"Ninguém pode imaginar uma programação de futuro sem uma preocupação com a questão ambiental", afirmou Souto. "No momento que estimulamos o surgimento de idéias para a preservação do meio ambiente, estamos pensando no futuro do estado, o que mostra que a Bahia esta viva nessa questão". O Bahia Ambiental distribuiu R$ 200 mil para 20 vencedores. Foram concedidas ainda oito menções honrosas.

Coube a Paulo Souto fazer a premiação dos primeiros colocados de cada categoria. A Bahia Pet, por exemplo, foi a vencedora na categoria Empresa Sustentável – Médio, Grande e Excepcional Porte, por Empreendedorismo e Cidadania. Para micro e pequena empresas, a campeã foi a Magma Empreendimentos Urbanísticos, através do projeto Madeirantiga –Reciclagem de Restos Vegetais.

Abordagens Ecológicas e Instrumentos Econômicas para o Estabelecimento do Corredor Central da Mata Atlântica: Uma Estratégia para Reverter a Fragmentação Florestal na Mata Atlântica do Sul da Bahia. Com essa proposta, o Instituto de Estudos Socioambientais Sul da Bahia obteve a primeira colocação na categoria Idéia Sustentável – Pesquisa Acadêmica.

Na categoria Idéia Sustentável – Mestrado, Takayoshi Ogata, da Escola Politécnica da Ufba, conquistou o prêmio máximo, com Aplicação do Conceito de Produção Mais Limpa na Otimização do Processo de Produção de Álcool Butílico. O trabalho Avaliação da Eficiência de uma Zona Alagadiça (Wetland) no Controle da Poluição por Metais Pesados - O Caso da Plumbum em Santo Amaro da Purificação rendeu a primeiro colocação em Idéia Sustentável – Doutorado para José Ângelo Sebastião Araújo dos Anjos, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

O Instituto de Permacultura da Bahia, autor do projeto Policultura no Semi-Árido, conquistou o primeiro lugar da categoria Atuação Sustentável. A prefeitura de Vitória da Conquista ficou com a melhor colocação na categoria Município Sustentável, através do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas).

Sexta-feira, 4 de Junho de 2004